top of page

Teoria da regulação, profissão e normatização contábil

Atualizado: 9 de jun. de 2020

1. Introdução

Nós iremos analisar os textos Garry D. Carnegiea,1, Christopher J. Napierb (2009). Traditional accountants and business professionals: Portraying the accounting profession after Enron. www.elsevier.com/locate/aos. E Jones, Michael John; Shoemaker, Paul A. (1194). Accounting narratives: A review of empirical studies of content and readability. Journal of Accounting Literature13 (1994): 142. Com o intuito de avaliar sobre a teoria da regulação, profissão e normatização contábil.


1.1 Síntese

No texto Traditional accountants and business professionals: Portraying the accounting profession after Enron os autores abordam como tema central a percepção da sociedade sobre a legitimidade da profissão contábil e de seus membros é fundamentada nas imagens verbais e visuais dos contadores projetadas não apenas pelos contadores, mas também pela mídia. O artigo utiliza a literatura crítica sobre diretriz esreotipos para examinar como os livros escritos para um público geral sobre a Enron e outros falhas corporativas retratam contadores e contabilidade, e as implicações de seus autores desenhar para a governança corporativa e a sobrevivência do sistema financeiro. O artigo explora como os comentaristas analisaram as atividades variáveis ​​dos contadores (incluindo a consultoria) e contrastaram as personalidades dos 'pais fundadores' dos EUA profissão contábil com seus sucessores do início do século XXI. O artigo conclui que mudança de estereótipos de contadores são evidências de ''sinais negativos de movimento” para contabilidade como profissão.

No texto Accounting narratives: A review of empirical studies of content and readability.

Journal of Accounting os autores abordam como tema central os estudos analíticos de conteúdo temático e sintático são provavelmente proliferará à medida que a tecnologia da computação se tornar mais amigável e à medida que as narrativas contábeis crescem em importância. No entanto, futuras pesquisas teóricas, metodológicas e empíricas serão necessárias para preencher nas lacunas no conhecimento. A principal força da análise temática das narrativas contábeis é sua capacidade de identificar as motivações e preocupações dos comunicadores contábeis. A importância da pesquisa de legibilidade é destacado pelo fato de que os índices de legibilidade podem fornecer parâmetros de referência objetivos para medira legibilidade das narrativas contábeis.


1.2 Avaliação das obras

Levantamento de todas as obras, filmes, livros, revistas, materiais sobre o perfil do contador. Com esse levantamento o autor conseguiu chegar no perfil atribuído ao contador como uma pessoa que gosta de números, ruins com palavras, com poucas habilidades interpessoais,com idade média acima de 50 anos, porém o perfil do contador nunca foi assim. O contador sempre foi um profissional com diversas habilidades em interpretação de texto, habilidades interpessoais para determinação do melhor julgamento contábil para realizar contabilizações que irão refletir adequadamente a posição da empresa na referida data.


De maneira geral fica claro no texto que o perfil do contador visto pela sociedade não é agradável, para não dizer negativo, há outras tantas que vêem os contadores como profissionais que iram trabalhar para atender às exigências do fisco. Muitas relacionadas ao cálculo de imposto de renda e entrega de obrigações fiscais e romantizam o profissional como chato, incolor, excessivamente fixado em dinheiro e não comercial. Todas essas afirmações vão contra atribuições exigidas para os contadores dentro do perfil ético e profissional apropriado.

Outra mudança no perfil do contador foi a posição do profissional nas empresas, não sendo mais encarado como somente um “gerador de guias” e passando, em muitos casos, a desempenhar o papel de controller, gerente ou auxiliar direto no processo de tomada de decisão. Assim, a profissão passou a exigir habilidades de comunicação, trabalho em equipe e outros conhecimentos, já que a contabilidade deverá ser complementada por outras ciências como administração, economia, direito, psicologia entre tantas outras que podem fazer parte da gestão. A própria mudança da visão do empresariado com relação à profissão tem impactado de forma favorável os profissionais da área, que têm atuado em diversas frentes, passando pela consultoria financeira e tributária e orientando em caso de reorganizações societárias e outros aspectos relacionados às empresas.

A contabilidade moderna ainda é de difícil compreensão ao publico geral, o papel dos contadores modernos é deixar as informações das empresas de forma mais amigável e que os contadores se modernizem ao longo do tempo para retirar os estereótipos colocados pela impressa, por escândalos coorporativos.

Referências

Garry D. Carnegiea,1, Christopher J. Napierb (2009). Traditional accountants and business professionals: Portraying the accounting profession after Enron. www.elsevier.com/locate/aos.

Jones, Michael John; Shoemaker, Paul A. (1194). Accounting narratives: A review of empirical studies of content and readability. Journal of Accounting Literature13 (1994): 142.

Comments


Vida de Auditor (37.433.996/0001-39). Todos os direitos reservados.

bottom of page