Os elementos das demonstrações financeiras são as transações e saldos individuais que coletivamente compõem as demonstrações financeiras. Vendas e contas a receber são dois exemplos de elementos das demonstrações financeiras.
Ao entender um processo comercial, os elementos das demonstrações financeiras não são itens independentes. Há uma relação entre várias contas de resultados e as contas de balanço patrimonial. Um exemplo são vendas, contas a receber e recebimento em dinheiro. As contas a receber existem porque ocorrem vendas e são realizadas quando convertidas em dinheiro ao ser recebido pagamento do cliente. Esses grupos de contas são chamados de ciclos para refletir processos comerciais normais, escrituração por partidas dobradas e o funcionamento de sistemas contábeis e de controle.
Isto permite consideração dos interrelacionamentos entre as contas de receitas e despesas e seus correspondentes do balanço patrimonial ao desenhar a estratégia de auditoria.
Referência
NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica <https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/>