Em regra geral as auditorias externas utilizam assertivas (postulados) para auditar as demonstrações financeiras contábeis.
Existência ou Ocorrência
Assertiva sobre existência ou ocorrência tratam da questão de se ativos ou passivos existem em determinada data (chamado de existência), e se transações registradas de fato ocorreram durante determinado período (chamado de ocorrência). A auditoria das assertivas de existência e ocorrência se relacionam essencialmente com a determinação de se os saldos dentro dos ciclos de transação não estão superavaliados ou subavaliados.
Totalidade ou Integridade
Assertiva sobre totalidade tratam da questão de se todos os saldos e transações que deveriam ser apresentados nas demonstrações financeiras foram registrados adequadamente. A auditoria das assertivas de totalidade se relaciona essencialmente com a determinação de se os saldos dentro dos ciclos de transação não estão subavaliados ou superavaliados.
Cut-off (competência)
Assertiva sobre cut-off (competência) tratam da questão de se todos os ativos, passivos, receitas e despesas foram reportados no período adequado. O cut-off (competência) é uma assertiva separada visto que os procedimentos substantivos para verificá-los são, em geral, diferentes daqueles aplicados aos outros componentes da totalidade, por exemplo.
Direitos e Obrigações
Assertiva sobre direitos e obrigações tratam da questão de se a entidade tem os direitos sobre os ativos (se a empresa é proprietária e tem a titularidade sobre os ativos) e se os passivos representam todas as obrigações da empresa em determinada data. Essas assertivas têm a ver se a empresa era realmente uma parte da transação e se a transação foi executada para fins válidos de negócios.
Assertiva sobre direitos e obrigações podem, em muitos casos, ser inseparáveis das assertivas de existência e totalidade e normalmente não exigem atenção separada durante a auditoria. Contudo, quando a empresa lida com ativos, passivos ou transações relativas a terceiros, esse talvez não seja o caso.
Avaliação bruta e avaliação líquida
Assertivas sobre avaliação tratam da questão de se ativos e passivos foram incluídos nas demonstrações financeiras com valores adequados. A assertiva de avaliação para contas de ativos e passivos em “bruta” e “líquida”. A avaliação bruta trata do registro e alocação dos valores adequados e a avaliação líquida considera, por exemplo, se um ajuste de impairment (valor recuperável do ativo) foi registrado apropriadamente. Como as respostas requeridas aos riscos das demonstrações financeiras contábeis associadas com a avaliação bruta e líquida são tipicamente diferentes.
Apresentação e Divulgação
Assertiva sobre apresentação e divulgação tratam da questão de se determinados itens nas demonstrações financeiras contábeis foram adequadamente classificados, descritos e divulgados.
As assertivas sobre apresentação e divulgação são analisados durante a auditoria por meio de procedimentos que exigem a obtenção de informações necessárias para determinar se as divulgações estão completas. Além disso, muitas firmas de auditoria externa usam um checklist para divulgação das demonstrações financeiras contábeis, em geral preenchido na conclusão da auditoria, para ajudar a determinar se as divulgações foram completadas. As orientações para apresentação e divulgação podem variar muito de um país para o outro. Cabe ressaltar que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis desencoraja demonstrações financeiras contábeis preparadas a partir de checklist, uma vez que, as demonstrações financeiras contábeis devam trazer as informações mais pertinentes sobre o negócio.
Referência
NBC TA – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica <https://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/nbc-ta-de-auditoria-independente/>